Viana do Castelo - Portugal15Linha Preta 2 cropped► Viana do Castelo

Porto de Viana do Castelo.JPGViana do Castelo é uma cidade portuguesa – com 38 045 habitantes[1] – situada no Distrito de Viana do Castelo, na Região Norte, e integrada na sub-região NUT III do Minho-Lima. A cidade é atualmente constituída pela União de Freguesias de Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela, e os seus subúrbios estendem-se até às freguesias de Areosa e Darque.É sede de um município – com 319,02 km² de área[2] e 88 725 habitantes (2011[3] ) – subdividido em vinte e sete freguesias.[4] O concelho é limitado a norte pelo município de Caminha, a leste por Ponte de Lima, a sul por Barcelos e Esposende, e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Até à sua elevação a cidade em 20 de janeiro de 1848, a atual Viana do Castelo chamava-se simplesmente “Viana” (também referida como “Viana da Foz do Lima” e “Viana do Minho“, para diferenciá-la de Viana do Alentejo). Em 1977, fora elevada a sede de diocese católica.
O porto de Viana do Castelo foi um dos mais importantes do país durante séculos.

Localização de Viana do Castelo

– História –

A povoação de Viana recebera Carta de Foral de Afonso III de Portugal em 18 de julho de 1258, tendo passado a chamar-se Viana da Foz do Lima. Devido à prosperidade desde então adquirida, Viana tornou-se um importante entreposto comercial, vindo a ser edificada uma torre defensiva (a Torre da Roqueta) com a função de repelir piratas oriundos da Galiza e do Norte de África, os quais procuravam por este porto.[5]

O próspero comércio marítimo com o norte da Europa envolvia a exportação de vinhos, frutas e sal, e a importação de talheres, tecidos, tapeçarias e vidro. O espírito comercial de Viana alcançou tais proporções que a rainha Maria II de Portugal concedera alvará à extinta Associação Comercial de Viana do Castelo em 1852. A mesma soberana – para recompensar a lealdade da população de Viana, que não se rendera às forças do conde das Antas (1847) – decidira elevar a vila à categoria de cidade com o nome de Viana do Castelo (20 de janeiro de 1848). No século XX, tornou-se num dos principais portos portugueses da pesca do bacalhau .

Gentílico Vianense, Vianês
Área 319,02 km2
População 88 725 hab. (2011)
Densidade populacional 278,12 hab./km2
N.º de freguesias 27
Presidente da
Câmara Municipal
José Maria Costa (PS)
Mandato 20132017
Fundação do município
(ou foral)
1258
Região (NUTS II) Norte
Sub-região (NUTS III) Alto Minho
Distrito Viana do Castelo
Antiga província Minho
Orago Nossa Senhora da Agonia
Feriado municipal 20 de Agosto (Nossa Senhora da Agonia)
Código postal 4900 Viana do Castelo
Sítio oficial www.cm-viana-castelo.pt
Municípios de Portugal Flag of Portugal.svg
Fonte: Wikipédia – Saber mais…

Confira nossas fotos:

Linha Preta 2 croppedVoltar a página anterior