AlgarveLinha Preta 2 cropped► Algarve

O Algarve é uma região, sub-região e província tradicional de Portugal continental, sendo a mais meridional entre todas. Coincide perfeitamente com o Distrito de Faro, tendo uma área de 5 412 km² e uma população de 451 005 habitantes (Censos 2011)[2] (0,06% da população da Europa e 4,27% da população de Portugal), constitui a região turística mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por [invernos amenos e curtos e verões longos, quentes e secos, as águas tépidas e calmas que banham a sua costa sul, as suas paisagens naturais, o património histórico e etnográfico e a deliciosa e saudável gastronomia são atributos que atraem milhões de turistas nacionais e estrangeiros todos os anos e que fazem do Algarve a região mais visitada e uma das mais desenvolvidas do país. O Algarve é actualmente a terceira região mais rica de Portugal, a seguir ao Vale do Tejo e à Madeira, com um PIB per capita de 86% da média da União Europeia.

– Etimologia –

O topónimo Algarve (pronúncia [aɫˈɡaɾv(ɨ)) tem origem na expressão árabe الغرب (al gharb) que significa “o oeste”, “o ocidente”. De fato, a expressão completa era “al-Gharb al-Ândalus” nome atribuído ao actual Algarve e ao baixo Alentejo durante o domínio muçulmano, significando “Andaluz Ocidental”, pois era a parte ocidental da Andaluzia muçulmana.

Na época romana era denominado Cyneticum (Cinético) devido ao nome do povo nativo, cynetes ou conii (cinetes ou cónios em latim).

► Praias do Algarve

Praias algarve► Divisão administrativa

Da região fazem parte 16 concelhos, a saber:

Fonte: Wikipédia – Saber mais…

Confira nossas fotos:

Linha Preta 2 croppedVoltar a página anterior