Reims - Capital da Champagne na França

O amigos do Portal TonaRede Alberto, Luciana, Junior, Daiane, Iraci e Alex visitam  a cidade de Reims, a qual é considerada a capital da Champagne na França.

Linha Preta 2 croppedReims é uma comuna francesa na região administrativa de Champanha-Ardenas, no departamento Marne. Estende-se por uma área de 46,9 km². Em 2010 a comuna tinha 179 992 habitantes (densidade: 3 837,8 hab./km²).1 991 hab/km².

Era chamada de Durocortoro (em latim: Durocortorum) durante o período romano.

História

No início de 451, Átila, o Huno atravessou o Rio Reno e atacou diversas cidades da Gália. O bispo de Nicásio foi morto diante do altar da sua igreja em Reims. Os ataques de Átila culminariam com a Batalha dos Campos Cataláunicos.

É a cidade francesa onde Clóvis I foi batizado, após ter sido escolhida por Hugo Capeto, primeiro rei da dinastia capetiana, para sede de sua coroação. Passou então a ser sede de todas as coroações posteriores, sendo essas integralmente custeadas pelos burgueses da cidade. Os três últimos reis da dinastia Capeto, filhos de Filipe IV, o Belo, foram coroados em Reims num período de 7 anos, causando muita revolta aos burgueses locais, pela enorme despesa que acompanhava cada uma das coroações. Foram eles: Luís X (1289-1316), Filipe V (1291- 1322) e Carlos IV (1294-1328), coroados respectivamente em 1315, 1316, 1322.

O Condado de Reims surgiu como decorrência do poderio de Herberto II (902943), conde de Vermandois, nos domínios de Saint-Quentin (Aisne) e Péronne (Somme).

 A história do condado estará sempre ligada ao bispo local e ao papel que ele desempenha e aos ataques dos povos germânicos, o que faz com que já no final do século III ou início do quarto, se dê a construção de muros em torno de Reims, apoiada nos quatro arcos de triunfo construídos no cardo e decumanus, arcos e portões são transformadas em parede. O bispo Nicásio, construiu a primeira catedral na primeira metade do V sobre as antigas termas galo-romanos. Este edifício era dedicado à Virgem Santíssima, e foi onde se realizou no ano de 498 o batismo de Clóvis I pelo bispo Remígio de Reims.

Em 816 Luís o Pio, filho de Carlos Magno, escolheu Reims para sua consagração como imperador. A importância que eles davam à cidade fez com que incumbissem ao bispo Ebbo (816-835) de iniciar a construção (816) de uma nova catedral para substituir o edifício do século V. O bispo Incmaro de Reims (845-882) manteve a nova construção e a consagrou em 862. Muitos destas igrejas, edifícios e as muralhas foram destruídas durante os ataques normandos de 883 e 887.

Herberto II foi o mais famoso dos condes de Vermandois e de sua descendência surgiu a linhagem que governaria o condado de Reims. Seu terceiro filho Hugo de Reims (920 † 962), tornou-se o primeiro conde e igualmente bispo de Reims. O avô de Hugo Herberto I, pertencia à linhagem carolíngia direta (masculina) e cuja descendência era: Pepino II de Vermandois, seu pai; Bernardo da Lombardia, seu avô; Pepino da Lombardia, seu bisavô, Carlos Magno, seu triavô.

 Fonte: Wikipédia

Confira nossas fotos:

Linha Preta 2 cropped

Linha Preta 2 croppedVoltar a página anteriorLogomarca Tonarede fundo branco